
Granulometria? Moagem fina , media, grossa ou super grossa? Quem já ouviu falar sobre isso ou parou para pensar sobre como o grau de moagem pode influenciar o resultado da bebida ou simplesmente sobre o modo de preparo de cada método?
Como não abrimos mão de moer nossos grãos no momento do preparo e nos deliciamos com o aroma característico da moagem, gostaríamos de compartilhar essa experiência maravilhosa, que é entender como o café pode trazer sabores e aromas únicos ao ao prepará-lo de forma correta.
A granulometria é um dos momentos mais importantes no processo de preparo do Café, pois cada tipo de preparo exige que o café esteja com diferentes tamanhos e texturas.
Geralmente os baristas seguem um nível de moagem padrão, ideal para cada métodos.
Compartilharemos os mais comuns que são os seguintes:
Hario V60: Moagem média, tipo açucar cristal.
Prensa francesa: Super grossa, tipo oregano
Espresso: Fino, tipo açucar refinado
Café turco: Fino, tipo farinha de trigo
Pode se observar que quanto maior for o tempo de contato da água com o café, maior a granulometria.
Na hora de achar a melhor moagem para o seu tipo de café preferido, não existe um ponto certo que se adeque a todos os métodos e filtros do mercado, o importante é ir testando até encontrar um ponto que mais agrade o seu paladar.
Vale lembrar que atualmente existem no mercado moinhos que já vem com os níveis de moagem pré definidos, o que facilita muito a busca pela bebida perfeita.
Gostou de nossas dicas?
Compartilhe com seus amigos e fiquem ligados nos próximos conteúdos!